nepenela@gmail.com

nepenela@gmail.com

239 700 775 (chamada para rede fixa nacional)

239 700 775 (chamada para rede fixa nacional)

Reabertura das Candidaturas à Medida Estágio ATIVAR.PT | IEFP

No âmbito da medida Estágios ATIVAR.PT, o calendário de candidaturas para o ano de 2022/ 2023 é o seguinte:

  • 16 de Dezembro de 2022 a 31 de Maio de 2023
 

A medida Estágios ATIVAR.PT, da iniciativa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, consiste num apoio  concedido pelo IEFP à inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados, através do desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho com a duração de 9 meses.

Podem candidatar-se à medida estágios ATIVAR.PT pessoas singulares ou coletivas de natureza privada, com ou sem fins lucrativos.

De acordo com a portaria, os Estágios ATIVAR.PT vão poder ser encurtados de nove para três meses, mediante acordo entre as partes e desde que cumpridas algumas condições. Os valores das bolsas de estágio variam consoante o nível de qualificações, entre cerca de 576 euros para estagiários sem nível de qualificação e cerca de 1108 euros para quem tem doutoramento. 

As candidaturas são apresentadas pelas empresas e as bolsas de estágio são financiadas pelo IEFP em 65% ou 80%, consoante os casos, podendo ainda ser majoradas até 95% quando se trate de pessoas com deficiência, famílias monoparentais, refugiados, entre outras situações. 

Podem aderir desempregados inscritos nos serviços de emprego, nomeadamente jovens até aos 30 anos ou pessoas com mais de 30 anos e até aos 45 anos que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses com determinado grau de qualificação e pessoas com deficiência e incapacidade.

Tendo em vista melhorar as condições dos estagiários e a entrada no mercado de trabalho, foram introduzidas, recentemente, alterações aos Estágios ATIVAR.PT, nomeadamente ao nível do aumento dos valores das bolsas de estágios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *